Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico da DCEM

Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 16h03

As origens da Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações remontam à criação, em 24 de agosto de 1909, do Departamento da Guerra, origem do atual Departamento-Geral do Pessoal, e que, desde então, passou a responder pelos encargos de movimentação.

No ano de 1916, e em face da crescente importância atribuída à gestão de recursos humanos, o Departamento da Guerra passou a denominar-se Departamento do Pessoal do Exército.

Em 1934, com o advento da Lei de Organização Geral do Ministério da Guerra, o Departamento do Pessoal do Exército passou a ser responsável pela coordenação administrativa e a fiscalização de todas as questões relativas ao pessoal do Exército.

Durante o período abrangido pela Segunda Grande Guerra, o Departamento sofre nova estruturação e passa a denominar-se Diretoria das Armas, subordinando-se diretamente ao Ministro da Guerra, com a finalidade de assessorá-lo na coordenação, na administração e na fiscalização dos assuntos atinentes ao pessoal combatente das Armas.

Em meados da década de 1950, fruto da nova Organização Básica do Exército, são criados o Departamento-Geral do Pessoal e a Diretoria do Pessoal da Ativa, recebendo, esta última, as atribuições de movimentar o pessoal militar e civil do Exército.

Em 1971, em decorrência de uma nova organização do Departamento-Geral do Pessoal, e de sua transferência para Brasília, a então Diretoria do Pessoal da Ativa passa a denominar-se Diretoria de Movimentação (DMov), instalando-se, definitivamente, na Capital Federal, em 12 Dezembro de 1972.

Em 28 de janeiro de 2004, por meio do Decreto nº 4963, a Diretoria recebeu a dominação - Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM), em consequência da dinâmica presente nas ações relacionadas à movimentação de pessoal e à necessidade de aperfeiçoar os sistemas de controle dos efetivos do pessoal de carreira do Exército.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página